Histórico

O Centro de Estudos em Recursos Naturais (CERNA) foi criado em 2016, surgindo da necessidade de identificar e concentrar a capacidade instalada em pesquisa no âmbito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), para otimizar competências em pesquisa e envolver recursos humanos e financeiros que pudessem ser gerenciados com maior eficiência. 

Atualmente o CERNA/UEMS é composto por doze laboratórios distribuídos em dois conjuntos laboratoriais (CL1 e CL2). O CL1 é composto por laboratórios multiusuários com atividades que envolvem pesquisadores das áreas de Física, Química e Biologia, e o CL2 é composto pelos Laboratórios de Biologia, Ecologia, Biotecnologia, Física e Química. Além da estrutura edificada, o CERNA/UEMS conta com uma gama de equipamentos destinados à pesquisa que o coloca em destaque no cenário Estadual, dada a diversidade e a qualidade tecnológica de seus instrumentos de análise.

As pesquisas desenvolvidas são, em sua maioria, de caráter interdisciplinar, principalmente pela diversidade de formação de seus pesquisadores. São projetos que visam formar recursos humanos em diferentes níveis. Além dos Cursos de Graduação em Física, Engenharia Física, Química, Química Industrial, Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária, os pesquisadores do CERNA também atuam na formação de mestres e doutores através do seu Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PGRN).